Pular para o conteúdo principal


PECs – PECADOS DA “DEMOCRACIA”

Uma amiga me escreveu preocupada com as últimas manobras políticas. Estão apresentando várias Propostas de Emenda Constitucional – PEC, e deixando o povo, sem o devido conhecimento do direito e da “politicagem”, confuso.

Ora, essa é uma estratégia milenar para atingir os objetivos em casos difíceis. Dissimular para: (1) Tirar a atenção do foco principal. Fizeram isso, por exemplo, quando usaram a mídia comprada para dar ênfase as briguinhas dos deputados Marcos Feliciano e Jean Willys e desfocarem a posse dos “mensaleiros” José Genuíno e João Paulo Cunha (ambos do PT – Governo), condenados pelo STF no processo do mensalão, na Comissão de Constituição e Justiça; (2) Sufocar pela insistência e quantidade de abordagens. Quanto mais “Propostas” e de diferentes modalidades, mais as chances de uma delas colar. Por onde passa um boi passa uma boiada. O segredo é minar de todas as formas e com todos os meios às forças e destruir os obstáculos, quer seja direitos, instituições, pessoas...

POR TERRA, CÉU E MAR

São verdadeiros ataques de guerra às bases da DEMOCRACIA. PEC tentando retirar os poderes do Ministério Público nas investigações, principalmente, de políticos corruptos; PEC para dificultar (proibir) a criação de novos partidos, numa prática que concentra o poder nas mãos do Partido do Governo e seus aliados, gerando um golpe fatal no regime democrático da pluralidade das ideias. Acho que não querem dividir o bolo com mais ninguém; e a PEC para alterar o poder de decisão (parecer final) do STF – Supremo Tribunal Federal quanto as Súmulas Vinculantes.

Esta última, a PEC 33/11 do deputado Nazareno Fonteles, do PT do Piauí, que sugere que a palavra final do Exame de Constitucionalidade seja do Legislativo (Senado e Câmara Federal) e não do Supremo Tribunal Federal. O Legislativo além de apresentar as Propostas (leis), quer aprovar, também. Partindo de um pressuposto simples, e dando a César o que é de César: Imagine só o Deputado Tiririca com suas “limitações gramaticais” elaborar, interpretar, confrontar/harmonizar e ainda aprovar o conteúdo de uma proposta de lei. Diferentemente dos ministros do STF, cujo ofício é esse, o âmbito jurídico, o mais alto grau do conhecimento do direito e da justiça. Mesmo que existisse Deputados/advogados, operadores do direito, com qualificações superiores aos ministros do STF, mesmo assim deveriam submeter-se as Cláusulas Pétreas da Constituição, onde preserva a divisão dos Poderes.

Os Senadores e Deputados Federais que comungam do mesmo pensamento contido nesta PEC, não estão legislando através do poder que emana do povo, mas em interesse próprio. Em benefício próprio e ainda cheirando mal.

Infelizmente

NA CARA DE PAU

Logo depois do maior julgamento da história da corrupção no Brasil, da condenação dos “mensaleiros”; em seguida o Presidente do STF, Excelentíssimo Joaquim Barbosa reprova diante da mídia os projetos de construção de mais quatro TRF, desagradando muita gente do judiciário e do legislativo. Pensaram: “O pessoal do STF está com muito poder, com a bola toda, vamos cortar as asinhas deles”. Pensaram assim também contra o Ministério Público, na famigerada PEC 37.

O que fica evidente é que os políticos, nesse caso o legislativo pró-governo, estão tentando na cara dura impetrar uma PEC atrás da outra na tentativa de abrandar ou eliminar o poder daqueles que fiscalizam, investigam e punem os corruptos. Primeiro foi o Deputado do PTB/SP, aliado do governo com a PEC 37, agora outro Deputado do PT/PI. Bastou punir alguém importante e a correria para mudar as regras começa.

O IMPORTANTE PAPEL DA MÍDIA

É triste viver num país onde a liberdade de expressão é garantida pela força do Estado Democrático de Direito e as mídias de massa se acovardar por trás das câmeras e não falarem toda a verdade contra os desmandos dos governos e seus agentes públicos. Esconderem os homens de opinião, principalmente os de oposição, porque recebem rios de dinheiro para serem parciais.

A mídia que influencia na opinião das massas deu ênfase a baderna que os homossexuais fizeram do Conselho de Direito Humanos em protesto a eleição do Deputado Marco Feliciano, que também, em sua defesa teve um grupo de representantes de sua igreja e representados. Mas, pergunte se na Comissão de Constituição e Justiça, onde estavam tomando posse José Genuíno e João Paulo Cunha, havia presença de manifestantes homossexuais, protestantes, católicos, sindicalistas,... Não havia! Nem havia uma cobertura das grandes emissoras da mídia. Passou em branco. Mídia vendida é um atentado ao Estado Democrático de Direito.

Porque a mídia deu chá de sumiço para Arnaldo Jabor, Luiz Carlos Prates e até Alexandre Garcia com todas as reservas que sua emissora lhe impõe como cabrestos?

Bom, num país onde os conglomerados das grandes mídias pertencem aos grandes políticos, e que estão por trás dessas PECs, mesmo utilizando políticos menores como cobaias, pra não se expor. Na política o problema é mais em cima.

By, Fabio Amaro
26 Abr 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre sertanejo que fez dupla com Zezé di Camargo na década de 1970

Do G1- O cantor Deoclides José da Silva, 63 anos, conhecido no meio sertanejo goiano como Neilton, foi enterrado no Cemitério Jardim da Paz, em Aparecida de Goiânia, na quinta-feira (20). Ele morreu um dia antes, após um ataque cardíaco, no Instituto de Urologia Sírio Libanês, no Setor Aeroporto, em Goiânia. Pouco conhecido pelos mais jovens, Neilton foi o segundo parceiro de Zezé di Camargo, 50 anos, com quem formou a dupla Neilton e Mirosmar - o verdadeiro nome de Zezé é Mirosmar José de Camargo. Eles começaram a parceria depois da morte de Emival, da dupla Camargo e Camarguinho, irmão de Zezé, na década de 1970. Neilton era mineiro de Perdizes, mas vivia em Goiás há cerca de 40 anos. Ele teve quatros filhos, dois quando ainda era solteiro e outros dois quando se casou. Passou os últimos anos em Aparecida de Goiânia com a mulher e as duas filhas mais novas. Quando perguntada sobre a profissão do pai, uma das filhas do sertanejo, a advogada Janaine Borges da Cruz, 28 anos, é taxativ...

Morre o escritor Rubem Alves

 Às 11h50 deste sábado (19), o escritor Rubem Alves, 80 anos, morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Antes disso, ainda nesta manhã, um boletim médico divulgado já dava conta da piora do quadro do pensador por conta de problemas com sua condição circulatória. O velório será realizado às 19h deste sábado na Câmara Municipal de Campinas, interior de São Paulo. Rubem estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Centro Médico de Campinas. O paciente também já apresentava piora progressiva nas funções renal e pulmonar. Ele deu entrada na unidade médica no dia 10 de julho de 2014 com um quadro de insuficiência respiratória devido a uma pneumonia. RUBEM ALVES era mineiro, da cidade de Boa Esperança Rubem Alves nasceu na cidade de Boa Esperança, no interior de Minas Gerais, em 15 de setembro de 1933. Foi um pensador de muitas frentes: psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, tendo escrito livros e ...

Museu de Arte Popular da Paraíba

Campina Grande Online - Uma obra para causar impacto e de beleza arquitetônica incomparável. Única erguida em Campina Grande com a complexidade e as características peculiares de um dos gênios da arquitetura moderna. Construído nas margens do Açude Velho, principal cartão postal de Campina Grande, o mais novo projeto arquitetônico e cultural da Universidade Estadual da Paraíba, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), batizado de Museu dos Três Pandeiros, será inaugurado na próxima quinta-feira (13), às 18h00. O Museu, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é a última obra do mestre das curvas arquitetônicas finalizada com ele em vida, em todo o mundo. O prédio reflete a visão macro de quem sabia que arquitetura é invenção e ousadia, tem que causar impacto e ter desafio. Orçada em R$ 10,5 milhões, totalmente com recursos próprios, o MAPP é mais um presente da UEPB para Campina Grande. Segundo o arquiteto Luiz Marçal, da equipe de Niemeyer, as diversas toneladas de aço que saír...