Pular para o conteúdo principal

Países africanos são os que mais importam tecnologias sociais do Brasil



Yara Aquino - Brasília – Além de exportar itens como produtos agrícolas, industrializados e minérios, nos últimos anos o Brasil tornou-se também exportador de tecnologias sociais, de acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello. Os países africanos foram os que mais enviaram representantes ao Brasil com o objetivo de conhecer os programas sociais do governo, aprender a implementá-los e aprender como avaliar a eficácia dessas ações. Em 2012, o MDS recebeu delegações de 58 países – 22 da África.
Do Continente Americano veio o segundo maior contingente, com delegações de 18 países. “O Brasil hoje é referência em tecnologias e políticas sociais por termos conseguido desenvolver políticas que conseguem ter larga escala e amplitude. Chegamos a milhões de brasileiros, por construir políticas simples”, disse hoje (25) a ministra Tereza Campello, que participou do seminário Plano Brasil sem Miséria: panorama geral e programas sociais.
Entre as políticas sociais que mais despertam interesse dos estrangeiros estão o Cadastro Único, que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante a segurança alimentar e fortalece a agricultura familiar. Segundo a ministra, até mesmo países desenvolvidos têm vindo conhecer o Cadastro Único. O programa da merenda escolar, que compra itens da agricultura familiar para fortalecer o segmento, também desperta grande interesse.
O interesse dos africanos nas ações brasileiras já resultou no PAA África implementado na Etiópia, Malauí, Moçambique, Níger e Senegal.
Com a crescente demanda de países para conhecer os programas sociais brasileiros, o MDS passou a fazer seminários ao longo do ano para atender as delegações conjuntamente. Em 2012, foram cinco seminários.
A ministra Tereza Campello destacou que o grande desafio para o Brasil e os demais países é fazer as políticas sociais chegarem aos que precisam. “O mais difícil é levar a política pública a quem mais precisa, isso porque é mais longe, é mais caro, é menos acessível, porque é nessas regiões que temos mais dificuldade de controlar nossos convênios, de ter recursos humanos de qualidade. Esse é o nosso grande desafio”, disse.

Agência: Rede Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre sertanejo que fez dupla com Zezé di Camargo na década de 1970

Do G1- O cantor Deoclides José da Silva, 63 anos, conhecido no meio sertanejo goiano como Neilton, foi enterrado no Cemitério Jardim da Paz, em Aparecida de Goiânia, na quinta-feira (20). Ele morreu um dia antes, após um ataque cardíaco, no Instituto de Urologia Sírio Libanês, no Setor Aeroporto, em Goiânia. Pouco conhecido pelos mais jovens, Neilton foi o segundo parceiro de Zezé di Camargo, 50 anos, com quem formou a dupla Neilton e Mirosmar - o verdadeiro nome de Zezé é Mirosmar José de Camargo. Eles começaram a parceria depois da morte de Emival, da dupla Camargo e Camarguinho, irmão de Zezé, na década de 1970. Neilton era mineiro de Perdizes, mas vivia em Goiás há cerca de 40 anos. Ele teve quatros filhos, dois quando ainda era solteiro e outros dois quando se casou. Passou os últimos anos em Aparecida de Goiânia com a mulher e as duas filhas mais novas. Quando perguntada sobre a profissão do pai, uma das filhas do sertanejo, a advogada Janaine Borges da Cruz, 28 anos, é taxativ...

Morre o escritor Rubem Alves

 Às 11h50 deste sábado (19), o escritor Rubem Alves, 80 anos, morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Antes disso, ainda nesta manhã, um boletim médico divulgado já dava conta da piora do quadro do pensador por conta de problemas com sua condição circulatória. O velório será realizado às 19h deste sábado na Câmara Municipal de Campinas, interior de São Paulo. Rubem estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Centro Médico de Campinas. O paciente também já apresentava piora progressiva nas funções renal e pulmonar. Ele deu entrada na unidade médica no dia 10 de julho de 2014 com um quadro de insuficiência respiratória devido a uma pneumonia. RUBEM ALVES era mineiro, da cidade de Boa Esperança Rubem Alves nasceu na cidade de Boa Esperança, no interior de Minas Gerais, em 15 de setembro de 1933. Foi um pensador de muitas frentes: psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, tendo escrito livros e ...

Museu de Arte Popular da Paraíba

Campina Grande Online - Uma obra para causar impacto e de beleza arquitetônica incomparável. Única erguida em Campina Grande com a complexidade e as características peculiares de um dos gênios da arquitetura moderna. Construído nas margens do Açude Velho, principal cartão postal de Campina Grande, o mais novo projeto arquitetônico e cultural da Universidade Estadual da Paraíba, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), batizado de Museu dos Três Pandeiros, será inaugurado na próxima quinta-feira (13), às 18h00. O Museu, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é a última obra do mestre das curvas arquitetônicas finalizada com ele em vida, em todo o mundo. O prédio reflete a visão macro de quem sabia que arquitetura é invenção e ousadia, tem que causar impacto e ter desafio. Orçada em R$ 10,5 milhões, totalmente com recursos próprios, o MAPP é mais um presente da UEPB para Campina Grande. Segundo o arquiteto Luiz Marçal, da equipe de Niemeyer, as diversas toneladas de aço que saír...