Pular para o conteúdo principal

Japão surpreende e vence a Espanha

Referência no futebol mundial, a Espanha estreou nas Olimpíadas de Londres, na manhã desta quinta-feira, de uma forma inesperada. Geração campeã europeia no ano passado e uma das favoritas ao ouro, a Fúria perdeu para o Japão por 1 a 0 e amarga a lanterna no grupo D. Otsu fez o único gol da partida aos 33 minutos do primeiro tempo. Os europeus jogaram com menos um desde os 41 da etapa inicial e escaparam de sofrer uma derrota ainda maior. O confronto foi disputado no estádio Hempden Park, em Glasgow, na Escócia, já que a modalidade não é concentrada somente em Londres.
Com o resultado, o Japão chega aos três pontos. Mais cedo, Honduras e Marrocos empataram por 2 a 2 e somam um ponto cada. No próximo domingo, os espanhóis encaram os hondurenhos, às 15h45m (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Já os japoneses pegam os marroquinos, às 13h. O torneio olímpico de futebol masculino conta com 16 seleções, divididas em quatro chaves. Os dois primeiros de cada grupo avançam às quartas de final.
Desses confrontos saem os dois adversários do grupo brasileiros nas quartas de final. A vitória colocou o Japão em boa situação para terminar a fase na liderança, pois ainda enfrentará as duas equipes mais fracas do grupo. Se a Espanha se classificar em segundo, pode pegar a seleção brasileira nas quartas. Para isso, o time de Mano Menzes precisa passar em primeiro.
Yuki Otsu comemora gol do Japão contra a Espanha (Foto: Reuters)Yuki Otsu corre para comemorar o gol do Japão contra a Espanha, nas Olimpíadas  (Foto: Reuters)
Japão surpreende no primeiro tempo
Como o time principal, a equipe olímpica da Espanha começou a partida com muitas trocas de passe e demonstrando a conhecida técnica. Comandado por Juan Manuel Mata, jogador do Chelsea e um dos três convocados com idade superior aos 23 anos, o time envolvia os japoneses, mas encontrava dificuldades para a finalização.
Sem a bola, o Japão recuava todo atrás da linha do meio-campo e apostava nos contra-ataques. O primeiro lance de perigo só aconteceu mesmo aos 24 minutos. Mata, campeão da Euro 2012 com a seleção principal, recebeu na entrada da área e chutou forte. O goleiro Gonda se esticou todo para espalmar para escanteio. Na cobrança, a zaga japonesa afastou.
Apesar do domínio, foi a Espanha que acabou levando o primeiro gol do jogo. Após uma cobrança de escanteio, o atacante Otsu se antecipou aos zagueiros e marcou para o Japão. Após o lance inesperado, os jogadores espanhois começaram a demonstrar nervosismo e chegavam mais forte nas divididas, tanto que Javi Martinez, do Bilbao e que também fez parte do elenco campeão da Euro, recebeu cartão amarelo aos 39. O que estava complicado, piorou dois minutos depois. O próprio Martizez segurou o atacante Yamaguchi e foi expulso.
Espanha se livra de goleada
Com um a menos em campo, a Espanha não dominava tanto como no primeiro tempo. O Japão equilibrou o jogo e chegou primeiro com perigo. Logo aos cinco, Higashi arriscou de longe e obrigou o goleiro De Gea, do Manchester United, a fazer grande defesa. Desarrumada, a defesa espanhola sofria com a velocidade dos japoneses. Aos 12, Kyiotake recebeu sozinho na área, mas chutou para fora.
Dois minutos depois, foi a vez de Nagai perder outra chance clara. Ele recebeu pelo meio, passou pelo marcador e errou a finalização. A Espanha estava desmontada. Titular do poderoso Chelsea, da Inglaterra, Mata chamava a responsabilidade e buscava armar as jogadas. Mas a defesa japonesa se mostrava muito bem montada e impedia qualquer avançada adversária.
Aos 42, Nagai perdeu a chance de acabar com o jogo. O atacante recebeu belo lançamento, entrou na área, mas adiantou muito a bola e foi bloqueado pelo goleiro De Gea. Antes do apito final, o próprio Nagai conseguiu perder outro lance incrível. Após um cruzamento rasteiro, ele isolou a bola. Mesmo assim, o time conseguiu segurar o placar e saiu de campo comemorando muito a vitória sobre os favoritos espanhóis.

Mexicanos e sul-coreanos não saem do zero
Sessenta e quatro anos depois de sua estreia olímpica – vitória por 5 a 3 sobre o México - , a Coreia do Sul tinha esperanças de repetir o feito diante do mesmo adversário na primeira partida do Grupo B, em Londres 2012. Mas as equipes não saíram do 0 a 0, no estádio Saint James Park, em Newcastle. O resultado dá um ponto a cada um dos países no Grupo B, que ainda tem Suíça e Gabão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre sertanejo que fez dupla com Zezé di Camargo na década de 1970

Do G1- O cantor Deoclides José da Silva, 63 anos, conhecido no meio sertanejo goiano como Neilton, foi enterrado no Cemitério Jardim da Paz, em Aparecida de Goiânia, na quinta-feira (20). Ele morreu um dia antes, após um ataque cardíaco, no Instituto de Urologia Sírio Libanês, no Setor Aeroporto, em Goiânia. Pouco conhecido pelos mais jovens, Neilton foi o segundo parceiro de Zezé di Camargo, 50 anos, com quem formou a dupla Neilton e Mirosmar - o verdadeiro nome de Zezé é Mirosmar José de Camargo. Eles começaram a parceria depois da morte de Emival, da dupla Camargo e Camarguinho, irmão de Zezé, na década de 1970. Neilton era mineiro de Perdizes, mas vivia em Goiás há cerca de 40 anos. Ele teve quatros filhos, dois quando ainda era solteiro e outros dois quando se casou. Passou os últimos anos em Aparecida de Goiânia com a mulher e as duas filhas mais novas. Quando perguntada sobre a profissão do pai, uma das filhas do sertanejo, a advogada Janaine Borges da Cruz, 28 anos, é taxativ...

Morre o escritor Rubem Alves

 Às 11h50 deste sábado (19), o escritor Rubem Alves, 80 anos, morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Antes disso, ainda nesta manhã, um boletim médico divulgado já dava conta da piora do quadro do pensador por conta de problemas com sua condição circulatória. O velório será realizado às 19h deste sábado na Câmara Municipal de Campinas, interior de São Paulo. Rubem estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Centro Médico de Campinas. O paciente também já apresentava piora progressiva nas funções renal e pulmonar. Ele deu entrada na unidade médica no dia 10 de julho de 2014 com um quadro de insuficiência respiratória devido a uma pneumonia. RUBEM ALVES era mineiro, da cidade de Boa Esperança Rubem Alves nasceu na cidade de Boa Esperança, no interior de Minas Gerais, em 15 de setembro de 1933. Foi um pensador de muitas frentes: psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, tendo escrito livros e ...

Museu de Arte Popular da Paraíba

Campina Grande Online - Uma obra para causar impacto e de beleza arquitetônica incomparável. Única erguida em Campina Grande com a complexidade e as características peculiares de um dos gênios da arquitetura moderna. Construído nas margens do Açude Velho, principal cartão postal de Campina Grande, o mais novo projeto arquitetônico e cultural da Universidade Estadual da Paraíba, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), batizado de Museu dos Três Pandeiros, será inaugurado na próxima quinta-feira (13), às 18h00. O Museu, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é a última obra do mestre das curvas arquitetônicas finalizada com ele em vida, em todo o mundo. O prédio reflete a visão macro de quem sabia que arquitetura é invenção e ousadia, tem que causar impacto e ter desafio. Orçada em R$ 10,5 milhões, totalmente com recursos próprios, o MAPP é mais um presente da UEPB para Campina Grande. Segundo o arquiteto Luiz Marçal, da equipe de Niemeyer, as diversas toneladas de aço que saír...